Como escolher o sapato ideal para os pequenos!

Cuidar bem dos pezinhos dos nossos bebês, vai garantir um desenvolvimento saudável, evitando futuros problemas. Quando o bebê começar a andar, por volta dos 12 a 15 meses, é preciso investir em um bom par de sapatos, que consiga proteger os pés sem causar danos ou deformidades.

Ao comprar os sapatinhos para os pequenos, deve-se observar primeiramente o conforto, alguns modelos podem ser mais econômicos no momento, mas podem prejudicar o desenvolvimento de todas as curvaturas do pé do bebê, podendo favorecer o pé chato, também conhecido por pé plano ou causar bolhas e calos, por exemplo.

Para não errar, compre o tamanho adequado ao pé, experimentando nos dois pés os modelinhos. Respeite o comprimento, largura e altura do pé. O comprimento ideal prevê o espaço para o crescimento e o movimento dos dedos. Verifique se ao colocar o sapato fechado com meia, ainda sobram de 1 a 2 cm à frente do dedão do pé.

Cuidados para escolher o modelo certo:

  • O calçado deve dar estabilidade e segurança aos pés.
  • Ser maleável e confortável;
  • Ter sola antiderrapante;
  • Calçados com fechamento em velcro ao invés de cadarços são ideais, pois dificultam que o bebe tire-os do pé.
  • Se a palmilha do calçado tiver amortecimento, melhor ainda para conferir mais conforto.
  • Deve permitir a ventilação nos pés da criança;
  • Deve cobrir a parte detrás do tornozelo;
  • A parte detrás do sapato deve ser bem firme.

Dicas:

Para saber o número que a criança calça: pode-se colocar a palmilha do sapato na planta do pé e observar se a palmilha é pelo menos 1 dedo maior. Se o pé já estiver ocupando toda a palmilha, esta na hora de trocar por outro maior.

Algumas marcas infantis já possuem nos calçados as palmilhas medidoras para acompanhar o crescimento dos pés, como a Kidy.
palmilha

Os modelos calçam bem em média de dois a três meses, devendo ser substituído logo a seguir por um número um pouquinho maior. Mas também não vamos exagerar, não adianta comprar pensando em aproveitar o modelo por que o pezinho vai crescer! Ele cresce mesmo, mas se imagine andando por ai com um sapato maior do que seu pé, será que ia ser confortável?

Os calçados devem ser trocados quando houver sinal de resistência na colocação, na retirada do calçado ou quando tiver áreas visíveis de atrito com a pele, como regiões avermelhadas.

Alterne o calçado diariamente, para que este seque e areje, eliminando a umidade e o suor.

Quando o sapato passa a ser necessário?

Os sapatos são realmente necessários quando: o bebê começa a andar.

Até os 9 meses de idade, os pés são constituídos por cartilagem frágil e muito maleável, a maioria da estrutura esquelética ainda se encontra em fase de desenvolvimento ósseo. Então os calçados neste período devem ser usados somente para conforto e proteger do frio

Dos 9 meses até os 12 meses se inicia a fase de engatinhar da criança. Os calçados deverão ser flexíveis, confortáveis e com mecanismos antiderrapantes para proteger e ajudar a criança a ter melhor aderência em pisos escorregadios.

Dos 12 meses até os 3 anos a criança começa a andar, o calçado nesta fase deve ser leve, bastante flexível e com solado antiderrapante.

3 anos em diante a criança já caminha com segurança e corre. Os calçados devem ser mais resistentes para que não deformem com facilidade.

Um acessório muito importante são as meias, então:

-Escolha materiais confortáveis e que facilitem a transpiração do pé da criança, como as de algodão.

-Evite meias justas, pois estas não ajudam a circulação que os pés precisam.
Um pé bem cuidado na primeira infância, vai fazer a diferença no futuro de nossos pequenos!
a9a8b2e00d1cd6e3b84ac5c66b87cf2e
Um bom exemplo de calçado confortável e fácil de calçar, é este modelo da Pé com Pé “calce fácil”, que tem uma abertura lateral que permite calçar seu bebe com mas praticidade. A tira no calcanhar com velcro faz o perfeito ajuste no pé.
Bota Pe Com Pe Calce Fácil.

pe com pe
Calçados Bee Happy coleção Baby.
953396_1 955801_1
Calçados kidy

A Tecnologia Equilíbrio é ideal para auxiliar nos primeiros passos do bebê, pois foi desenvolvida para proporcionar estabilidade, proteção e segurança para os pequenos, respeitando a anatomia do pé.

kidy 2

Calçados kidy com palmilha medidora.

kkkk

Calçados klin Anatômicos.

953193_1953941_1
klin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*