Vai malhar? Não esqueça do Tênis!

Quando pensamos em nos exercitar um dos primeiros acessórios que lembramos é o tênis, correto? Infelizmente não é bem assim, pois observam-se alguns absurdos nas atividades de rua e acreditem até em academias, onde talvez por desconhecimento ou até modismo, é possível ver mulheres e homens usando calçados errados como: sapatilhas, sapatos, coturnossapatênis e etc., que não tem nada a ver com as atividades esportivas. E isto é um problema, pois pode vir a causar grande prejuízo à saúde das pessoas, ajudando a provocar lesões nos pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna, mas com o calçado adequado além de prevenir, o próprio conforto e até rendimento ficarão bem melhores.

Então para ajudar na hora de escolher o seu tênis, ai vão algumas dicas sobre as características gerais que são muito importante independente do tipo de exercício:

Conforto – Nunca use um modelo que aperte ou fique caindo do pé. O ideal é o que se adapta aos seus pés para não gerar fricção e causar bolhas. Cabedais de malha, tecido, mesh (nylon) além de boa transpiração acomodam-se bem ao formato do pé. Atenção às palmilhas, elas estão cada vez mais tecnológicas, muitas até potencializando os efeitos dos exercícios.
Durabilidade ­– principalmente os exercícios de academia possuem alta intensidade, um ótimo investimento é escolher calçados de materiais de qualidade, mesmo que tenha um custo maior, os benefícios também serão maiores.

Malhação ao ar livre.

Corrida- Nesta atividade o importante é amortecimento para absorver o impacto das pernas, pés e joelhos, a ventilação para que o pé não acumule umidade e a leveza para o treino ser mais ágil. Também é importante levar em consideração o tipo de solo, pois em determinados lugares a tração e a estabilidade também farão a diferença.



Caminhada- Por ser um exercício de menor impacto, o amortecimento não precisa de tanta resistência e memória é melhor priorizar o conforto e a durabilidade do produto.

Na Academia.

Musculação– Para ajudar a pegar pesado o calçado tem que ter estabilidade, para permitir uma boa movimentação, sem atrapalhar a articulação e sem transferir para os joelhos e coluna todo o peso.

Aeróbica– Com tantos exercícios que geram impactos e movimentação para varias direções, o essencial para esta categoria é que o produto tenha um bom amortecimento, flexibilidade e tração. Com entressola que absorva impactos e devolva energia e um solado flexível com uma boa aderência.


Observações importantes:

-Deixe para  experimentar o modelo a ser comprado no fim do dia, quando há o inchaço natural do corpo, o que também acontece durante a atividade física.
-Não é necessário ter um modelo para cada tipo de modalidade, mas sim focar naqueles exercícios que mais desenvolvemos e escolher um que agregue o maior número de benefícios.
-Uma dica importante é ter pelo menos dois pares para intercalar, pois é necessário deixar o calçado descansar e ventilar, para que sua durabilidade seja maior e evite também aparecimento de fungos e bactérias.
-Também não se esqueça de fazer uma visita ao seu médico para que ele lhe assegure que você esteja apto e em boas condições para praticar as atividades físicas.
Após isso, você estará preparado (a) para usufruir de todos os benefícios que um bom exercício pode trazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*