Volta às aulas: Cuidados que devemos ter com as crianças e adolescentes.

Este é o momento em que garotada está ansiosa para encontrar os amigos, usar seu material escolar novo, conhecer os professores, etc.
Em meio a toda essa empolgação, pais e professores devem estar atentos aos cuidados básicos com as crianças e adolescentes, relativo ao uso correto das mochilas, a postura recomendada em sala de aula, o calçado adequado para o ambiente escolar como prevenção de acidentes durante as brincadeiras, e também com a alimentação.
O uso correto da mochila é muito importante, pois o uso errado pode causar dores e deformidades, nas costas e ombros. Especialistas recomendam que seja transportada em uma mochila no máximo 10% do peso corporal da criança, a sugestão é arrumar a mochila diariamente, verificando a necessidades para as aulas do dia seguinte. Outra dica boa, é na hora da compra das mochilas verificar a possibilidade, conforme a idade, de usar mochilas com rodinhas, que facilitam o transporte do material escolar. Também é imprescindível verificar bem a resistência e conforto das alças das mochilas, que devem ser no mínimo acolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Não esquecendo que as duas alças devem estar sempre nos dois ombros, jamais usá-las somente sobre um ombro, pois o peso de um lado só do corpo pode ocasionar problemas de coluna.
120786845_1GG   carr
Os ortopedistas sempre lembram aos pais e professores a importância da postura em sala de aula, é muito importante orientar a garotada a manter uma postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira, para evitar dores e possíveis deformações na coluna.
Os calçados– Estes devem ser bem maleáveis, tanto no comprimento, quanto na largura e devem manter a base do pé estável no chão. Por isto calçado leves, com solados e palmilhas flexíveis, como sapatilhas e tênis são ótimos aliados, devendo ser evitado, saltinhos que podem ocasionar quedas e desconforto. Outra dica essencial, preocupe-se com a atividade física que seu filho ira desenvolver na escola, pois o calçado deve acompanhar, por exemplo para jogar futebol, o certo é usar o modelo de chuteira do tipo Indoor(futebol de quadra) ou Society(campo), para evitar lesões e desgaste excessivo do calçado. Nas demais atividades esportivas, o ideal é calçar um tênis com algum tipo de amortecimento, para garantir o conforto e a estabilidade durante a prática do mesmo.
societ indoor
amor
Para os bebês cuidado redobrado com os calçados. Nesta faixa etária os pés estão se desenvolvendo e os pequenos não sabem manifestar os seus desconfortos, que futuramente podem se manifestar através de pés chatos, joanetes e etc. Prefira calçados com palmilhas confortáveis e anatômicas, de preferência que saiam dos calçados para arejar. Os solados também são importantes e devem ser antiderrapantes.
kidy-2hqdefault
Alimentação – A preparação da lancheira deve ser compartilhada com a criança, desta forma as chances de acerto são maiores. Verifique se na escola existe disponibilidade de geladeira ou refrigerador para armazenar sucos, leites, iogurtes, etc. Caso não tenha, usar garrafinhas térmicas e evitar colocar alimentos que necessitem de refrigeração. Procure dar preferência a sucos naturais ou frutas, biscoitos, pães, bolos simples, sanduíches, e iogurtes são ótimas alternativas. Evite salgadinhos e biscoitos recheados.
lanchelanc
As crianças passam grande parte de suas vidas na escola, e é preciso que tenham o máximo de cuidado e conforto, para que está seja uma fase saudável, prazerosa e que renda muitos bons frutos no futuro de nossos pequenos.volta-as-aulas-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*